8 de junho de 2011

Grupo de pesquisa "Saúde Ambiental"


Formado em 2005, pelo Professor Rui de Oliveira (Depart. de Eng. Sanit. e Ambiental da UEPB), tendo como foco as áreas de Ciências da Saúde e Saúde Coletiva, este grupo de pesquisa atuou inicialmente no curso de pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual da Paraíba, no CEATOX-CG (Núcleo de Extensão da UEPB) e no Curso de Graduação de Matemática e Estatística, com a inclusão de alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC) e do PROINCI.
As pesquisas do grupo sempre abordaram a problemática da Saúde Ambiental enfocando a Epidemiologia da Água, do Ar e do Solo. Com a inclusão da linha de pesquisa sobre a análise de indicadores quantitativos e qualitativos dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do município de Campina Grande, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de sistemas de gestão da água em seus usos preponderantes, foram incluídos alunos de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental e Química Industrial da UEPB e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFCG.

Confira os temas dos projetos deste grupo...
-Nitrogênio total:
Grupo formado por Amanda Paiva, Clarrissa Câmara, Ianina Toscano e Yasmin de Lima (estudantes de Eng. Sanit. e Ambiental-UEPB)

-Indicadores sentinelas:
Por Emanuel C. Santos e Vinicius T. S. Silva (ESA_UEPB)

-Bactérias Heterotróficas:
Por Igor Souza Ogata e Lucas da Silva Alves(ESA_UEPB)

-Indicadores Auxiliares (CRC e pH):
Por Cayo F. Pereira e Juscelino A. Henriques(ESA_UEPB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário