25 de janeiro de 2011

CONEB e Bienal da UNE 2011

Aconteceram neste mês de janeiros dois importantes eventos realizados pela União Nacional dos Estudantes - UNE.
O 13º Conselho Nacional de Entidades de Bases, o CONEB, e a 7ª Bienal da UNE, ambos com a participações dos Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UEPB e da UEPB. Bem como os Diretórios e Centros Acadêmicos de diversoso cursos dessas universidades.
Leia abaixo tudo ue rolou nestes 2 eventos.

CONEB:
O CONEB, por motivos ainda desconhecidos, foi "enxugado" e durou apenas 2 dias.
Esse congresso é destinado a debater sobre importantes assuntos relacionados a educação, como o PROUNI, verbas para a educação, vestibulares e ENEM, dentre vários outros.
E esses debates, cercas de 30, foram todos realizados em um único dia. O que impossibilitou que todos os estudantes, cerca de 8 mil estavam presente no evento, participassem de forma efetiva.
A executiva nacional da UNE, em sua maioria composta por membros da União da Juventude Socialista (UJS) parece que deu preferência para a Bienal.
O que salvou o CONEB foi a oposição, compostas por várias forças, liderada pela União Juventude Rebelião (UJR) que decidiram fazer uma passeata pelas principais ruas do Rio de janeiro para protestar e lutar por:
- 10% do PIB para a educação
- Contra os leilões do Pré-sal brasileiro, e o repasse de 50% dos lucros para a educação.
- Reformas nos vestibulares, ENEM e PROUNi
- Contra o aumento parlamentar.


BIENAL:
Com o tema de: "Brasil no estandarte, o samba é meu combate", durou cerca de uma semana, e contou com vários shows de samba como Martinho da Vila, Lecy Brandão, Arlindo Cruz entre outros.
Teve também oficinas músicais, esportivas e palestras.
Ao contrário do CONEB, a Bienal contou com um boa estrutura e organização.




PS: Este foi é o meu ponto de vista pessoal de tudo o que vi nesses dois eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário