11 de dezembro de 2010

11/12 - Dia do Engenheiro

A data para homenagear os engenheiros foi escolhida por ter sido neste dia, 11 de dezembro, a promulgação do decreto federal no 23.569 que regulava o exercício da profissão de engenheiro, arquiteto e agrimensor.

O CONFEA foi criado na mesma data e através do mesmo decreto, que foi considerado um marco na história da regulamentação profissional e técnica no Brasil.

Hoje foi escolhido para celebrar o engenheiro pois foi nessa data, em 1933, que a profissão foi regulamentada no Brasil, através do decreto no. 23.569. Em 1966, esse decreto foi revogado e entrou em vigor a lei no. 5.194/66 , que agora regulamente a profissão. É essa lei que estabelece as condições e regras para o exercício da profissão, os direitos e deveres, além de garantir proteção à sociedade em relação a maus profissionais e serviços.

O profissional deve ser registrado nos Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura – CREA – que é subordinado ao Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura – CONFEA. Estes são órgãos responsáveis pela fiscalização do exercício da engenharia.

A engenharia sempre foi uma dos cursos acadêmicos bastante requisitados.

Engenheiro Sanitário e Ambiental

Responsável por avaliar a dimensão das alterações benéficas ou prejudiciais ao meio ambiente causadas pelas atividades humanas.
E também elabora projetos de saneamento básico, além de fiscalizar e fazer a manutenção das obras.
-------------------
A foto em destaque são engenheiros Sanitaristas e Ambientais recém formados pela UEPB.
Salvo engano, é a segunda turma. Inicada no 2º período de 2006.
Parabéns também aos pioneiros (2006.1 à 2010.2).
Eles são so primeiros de muitos outros bem-secudidos engenheiros que virão!

Um comentário:

  1. Olá, obrigado pelas felicitações. Só uma correção a primeira turma é de 2005.1 e a segunda turma a minha é de 2006.1. Gostei muito do blog estão de parabéns.
    Espero que todos também tenham muito sucesso. Qualquer coisa que possa fazer pelo curso e pelo CA estarei a disposição. Atenciosamente, David S. L. Oliveira (Engenheiro Sanitarista e Ambiental da SEGUNDA TURMA).

    ResponderExcluir