Movimento Estudantil

O Movimento Estudantil é um movimento social da área da educação, no qual os sujeitos são os próprios estudantes. Caracteriza-se por ser um movimento policlassista e constantemente renovado - já que o corpo discente se renova periodicamente nas intituições de ensino.


União Nacional dos Estudantes (UNE) é a principal entidade estudantil brasileira. Representa os estudantes do ensino superior e tem sede em São Paulo, possuindo subsedes no Rio de Janeiro e Goiás.
Foi fundada em 1937, no I Congresso Nacional dos Estudantes,com o objetivo de discutir temas políticos e sociais, organizado na Casa do Estudante do Brasil no Rio de Janeiro com apoio do Centro acadêmico Cândido de Oliveira (CACO) da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A UNE hoje está a frente das principais batalhas dos estudantes brasileiros, sua principal luta é por uma reforma universitária que garanta a qualidade, democratize o acesso e garanta a permanência dos jovens na Universidade.








União da Juventude Rebelião - UJR


A União da Juventude Rebelião é uma organização de vanguarda, que tem como guia para a ação as idéias revolucionárias de Marx, Engels, Lênin, Stálin e Che. Isto é, a ciência da Revolução Socialista, o marxismo-leninismo.


A União da Juventude Rebelião luta para acabar com a exploração do homem pelo homem e com todo tipo de opressão, discriminação e preconceitos burgueses. Ao assumir este compromisso, o fazemos com a consciência de que o cumprimento desta tarefa passa pela destruição da verdadeira causa de todo o mal: o caduco sistema de produção capitalista.
Queremos um mundo novo e uma moral nova. Uma ideologia baseada na fraternidade, na verdadeira igualdade e na solidariedade entre homens e mulheres. Um mundo onde prevaleçam a justiça social e a igualdade, e não a exploração do homem pelo homem. Queremos uma sociedade nova e a chamamos pelo seu verdadeiro nome: Sociedade Socialista! Este é o nosso sonho e por ele lutamos! Juntes-se a nós, e ingresse na Juventude Rebelião!

Ousar lutar, ousar vencer!

Estudar e lutar! Lutar e estudar!


União da Juventude Rebelião - (rebelião.org)