26 de janeiro de 2012

Ministério da Saúde Altera portaria acerca da potabilidade da água


Foi com muita honra que recebemos um e-mail da Mestre Weruska Brasileiro, que foi professora do nosso curso nos anos de 2009 e 2010, a cerca da PORTARIA 2914/11 do MS, que sofreu algumas mudanças acerca da potabilidade da água para consumo humano.



Segue comentários sobre a recente Portaria:



"Com a leitura rápida que fiz, percebi as mudanças e achei-as bastante elaboradas e com critérios técnicos muito apurados, como por exemplo, o tempo de contato para desinfecção dependerá do oxidante, da temperatura e do pH, achei ótimo, so que é difícil dimensionar as unidades com esta variação toda.

Outra mudança, foi a introdução dos haloacéticos, como subprodutos da desinfecção. Mas, a concentração dos THM totais permanecem a mesma, pensei que iria acompanhar os padrões europeus de 60µg/ml. Talvez, a manutenção do padrão se deva a incerteza cientifica sobre a potencialidade cancerigena do THM.
Outra modificação, foi o padrão da turbidez na saída da ETA para 0,5UT(antes de 1,0UT), as empresas de saneamento irão ter muitas dificuldades. Mas, é o certo para garantir a remoção dos protozoários. Esta nova Portaria na minha opinião valorizou bastante os padrões microbiológicos, saiu da esfera apenas bacteriológico (coliformes totais, E. Coli e heterotróficas) pois agora , passou a exigir com obrigatoriedade o controle de cistos de Giardia spp. e oocistos de Cryptosporidium spp, com recomendação apenas para pesquisa de enterovírus.Com relação ao controle dos mananciais não será apenas no número de células de cianobactérias. Deverá ser realizada a contagem de E. coli e caso ultrapasse a 1000 cel/ml tem-se que fazer a pesquisa de cistos de Giardia spp. e oocistos de Cryptosporidium spp, e este controle deve ser realizado mensalmente. MUITO BOM!!! Ainda com relação as características microbiológicas, o número de ocistos vai indicar o padrão Maximo de turbidez, caso no manancial superficial ultrapasse a 3,0 oocistos/L (oocistos de Cryptosporidium) a turbidez da água filtrada deve ser no Maximo de 0, 3UT, padrão esse igual ao CANADA. Ainda abre espaço para desinfecção com ozônio e ultravioleta, mas que se mantenha o residual mínimo de cloro livre na rede distribuição.

E o dióxido de cloro tb é citado como desinfectante não ficando restrito apenas ao cloro como era na Portaria 518.Outra novidade foi com relação ao padrão de Fe e Mn, caso os mesmo estejam complexados admite-se valores superiores a 0,2mg/L e 0,3mg/L respectivamente desde que não ultrapasse a 2,4 a 0,4 mg/L.Lembrando que para complexar estes metais é muito utilizado o poliortofosfato de sódio, porem concentrações elevadas podem trazer malefícios para a saúde humana.Com relação aos agrotóxicos foram removidos seis e acrescentados mais oitos inclusive os da classe carbamatos e a introdução do herbicida DIURON presente em muitas águas utilizadas para consumo humano.

Para as Cianotoxinas agora é obrigatório o controle de saxitoxinas que antes era apenas recomendação,que tinha obrigação apenas com microcistinas.Para os demais parâmetros foram introduzidos o níquel e urânio. ótima conduta na introdução do níquel pois, o mesmo podem combinar com cianeto formando substâncias de alta toxicidade. Além, dos sais de níquel serem altamente solúvel em água.Também foi acrescentado o pentaclorofenol muito presente nos efluentes nas refinarias de petróleo.

Alguns DE foram introduzidos como o próprio pentaclorofenol, Di( 2-etilhexil) ftalato e as concentrações do estireno baixou de 0,2mg/L para0,09mg/L e concentração de tricloreteno de carbono de 0,7mg/L para 0,2mg/L.



Colaboração(e nossos agradecimento à): Mestre Werusca Brasileiro

9 de janeiro de 2012

1º Seminário Campinense de Saúde Ambiental


Acontecerá entre os dias 11 e 13 de abril desde ano, o 1º Seminário Campinense de Saúde Ambiental, na Universidade Federal de Campina Grande, em bodocongó.

"Esse seminário busca estimular reflexão norteadora a cerca da qualidade de vida e da sustentabilidade ambiental, e disseminar o conhecimento nas áreas de Saúde e Meio Ambiente visto contar com a participação de profissionais e estudantes que atuam de forma direta e indireta nestas áreas."

Serão aceitos artigos, até o dia 31 de janeiro, e que se enguadrem nas areas: História Ambiental, Direito Ambiental, Saúde Coletiva, Educação Ambiental e Residuos.

Veja como enviar artigo e se inscrever.


Os artigos devem ser enviados até o dia 31 de janeiro para o e-mail: scsaudeambiental@gmail.com

Eles devem seguir AS NORMAS do seminário (a data para envio de artigos que conta nessa norma, foi adiado. O envio de artigo, reiteramos, é até o dia 31 de janeiro).

Mais informações e detalhes, confira o SITE DO EVENTO

Colaboração(e nossos agradecimento à): Fernanda Maria Pereira de Aguiar.

6 de janeiro de 2012

Resultado do Vestibular 2012 da UEPB - Classificados em Eng. Sanitária e Ambiental



O Centro Acadêmico de Engenharia Sanitária e Ambiental - Salomão Anselmo Silva, desde já parabeniza aos Feras 2012 do nosso querido curso.

Parabéns e Sucesso nessa nova etapa de suas vidas.

Confira a lista dos classificados no vestibular 2012 da UEPB, para o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental

Por ordem alfabética
Posição - Nome - Entrada(periodo)

4 ABLENYA GRANGEIRO DE BARROS 1
7 ADRIANO OLIVEIRA DA SILVA 1
5 ALECIO MARLON PEREIRA DINIZ 1
12 ALYSON ALEFF DANTAS ALVES 2
15 ANA LIGIA CEZAR MARACAJA 2
17 ARTUR ANTONNY GOMES BARRETO 2
1 ARYSSON CAVALCANTI FIGUEIREDO 1
17 CAROLINA CAVALCANTE DE MIRANDA 2
03 CESAR AUGUSTO CAMELO TROVAO 1
10 DANIEL MAGNO CARNEIRO RIBEIRO 1
12 DIEGO DA SILVA BARBOSA 2
22 EDEMBERGUE LIMA DA SILVA 2
13 FABRICIO DE MELO GOMES 2
10 FELIPE AUGUSTO GOMES DE ALMEIDA 1
02 HELENA MARIA B. DA PAZ CHAVES CORIOLANO 1
21 HICARO SALES DE OLIVEIRA TORRES 2
15 JESSICA MENDES LOPES 2
16 JOAO FELIPE BARROS SANTOS 2
20 KAMILLA HELEN RODRIGUES DA COSTA 2
08 KENNY ROGERS DA SILVA HENRIQUES 1
06 LARYSSA MIRELLY CARVALHO DE ARAUJO 1
21 MARIA DANIELA COSTA HENRIQUE 2
09 MARIANA MACIEL ALMEIDA DE ANDRADE 1
22 MARTHA MICHELLY GALVAO MENEZES 2
05 MATHEUS DANTAS DE LUCENA 1
14 MELISSA MARIA BARBOSA DA SILVA 2
18 MIRELLE DA SILVA VIEIRA 2
16 PATRICIA BARTZ NOY 2
04 PEDRO VICTOR DA NOBREGA 1
06 POLIANA MARIA CARDOSO DANTAS 1
11 RAFAEL MACIEL DE ARAUJO 1
09 RAPHAEL ALMEIDA DE LIMA 1
03 RICHELLY WESLLEY ANDRADE PORTELA 1
18 SAMIA ANICAMA CAVALCANTI 2
01 SHARA SONALLY OLIVEIRA DE SOUSA 1
19 TASSIO LEAL RODRIGUES 2
13 THAYSE FERNANDES DA SILVA 2
07 TIBERIO GOMES DINIZ 1
20 VALESKA CONCEICAO SILVA FREITAS 2
08 VIRGINIA DA COSTA BRITO 1
42 WAMBERTO ALCANTARA FARIAS 2
14 WELLISON LIMA DA SILVA 2
19 WESLLEY DARWIN BORGES DE FARIAS 2
02 YURY OURIQUES RODRIGUES 1

2 de janeiro de 2012

Matriculas: de 1º a 10 de fevereiro. Volta às aulas só em março



Segundo informações da PROEG (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação),as aulas do período letivo 2012.2 só serão retomadas dia 5 de março.

O motivo seria a realização do concurso público e o carnaval.


Já a matricula dos veteranos poderão ser feitas entre os dias 1º e 10 de fevereiro, on line, através do site da PROEG.



Para realizar a matricula basta acessar AQUI

Avaliação institucional: Aberta periodo para do corpo docente e infraestrutura do curso


Já está aberta o período para avialiação dos corpo docente e das coordenações, infraestruturas dos cursos da Universidade Estadual da Paraíba.

Os estudantes poderão avaliar seus respectivos professores até o próximo dia 30 (foi iniciado dia 24 de dezembro).

Nesta avaliação serão analisadas o comportamento do professor em sala de aula, bem como o método por ele utilizados. Será levada em consideração o tempo para divulgação de notas e relação que o docente têm com os alunos.



Clique AQUI e avalie seus professores