29 de março de 2011

ENEEAmb: Programação e inscrições promocionais

Foi divulgada a programação do Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental, que acontecerá em Fortaleza entre os dias 17 e 22 de Julho.

Juntamente com a programação foi divulgada também a data de lançamento do site e de inscrições promocionais (e limitadas). O CAESA organizará uma excursão para o evento. A UEPB irá disponibilizar o transporte.
Veja detalhes...
Foi informado que o site do evento estará disponível a partir do dia 1º de abril. Juntamente com o site serão abertas cerca de 300 inscrições promocionais. O valor não foi informado.

Jornada Nacional de Lutas: UNE / DCE / CAESA

Foi iniciado hoje, 29, a Jornada Nacional de Lutas convocada pela União Nacional dos Estudantes no 13º CONEB realizado no Rio de Janeiro.
O Diretório Central dos Estudantes da UEPB iniciou os protesto indo reivindicar a gratuidade do Restaurante Universitário, contra a volta de cobranças de taxas na UEPB (aprovado no CONSUNI), informações sobre a construção da central de aulas, dentre outros.
Na reitoria não fomos recebidos e fomos em direção ao "Restaurante Universitário" onde protestamos e exigimos o almoço gratuito para todos os estudantes, o que de fato ocorreu. Todos os estudantes tiveram almoço gratuitamente, tal qual deve ser todos os dias.
Os protestos continuam e o próximo ato será no centro da cidade, onde faremos passeata em direção a STTP onde protestaremos contra o aumento abusivos das passagens e melhorias dos transportes e aumento da linha que faz a rota da UEPB.
Terão onibus gratuitos que levarão os alunos de Bodocongó ao centro.
Contamos com a presenças de todos vocês, pois só conseguiremos alguma melhoria se lutarmos para fazer valer nossos direitos.

25 de março de 2011

Agenda

Fiquem ligados na "Agenda" e fique por dentro de todos os congressos, encontros e eventos relacionados à area!
Em maio
13º Congresso Nordestino de Ecologia, com o tema: "Sustentabilidade de Empreendimentos Ambientais" e o 8º Congresso Nacional de Meio Ambiente.
Mais detalhes na seção "Agenda"

Projeto do aterro sanitário de Campina Grande é "apresentado" oficialmente com diversos erros.

Foi apresentado ontem durante uma audiência que aconteceu com mais de uma hora de atraso no Gardem Hotel, e que envolveu representantes de vários órgãos públicos, um projeto para a construção de um aterro sanitário privado na região de Campina Grande. A empresa Ecosolo do grupo Rocha Cavalcante, o mesmo que construiu o “aterro sanitário” de João Pessoa foi a responsável pela apresentação na qual recebeu duras críticas dos poucos representantes de entidades que souberam da Audiência Pública a tempo de está lá.
Dentre as muitas críticas ao projeto, podemos destacar as feitas pelas professoras Mônica Oliveira e Werusca Escarião, ambas professoras da UEPB e UFCG, respectivamente. Em seu questionamento a professora Mônica criticou a forma com o qual o Chorume era tratado no projeto e lembrou do “aterro sanitário” de João Pessoa em que o Chorume era disposto em imensas lagoas que com a chuva eram levados até os rios, ela também desmentiu junto com a professora Werusca um dos engenheiros da empresa que alegou não haver reações biológicas nos aterros sanitários.

O CAESA e o curso de ESA contou com a representação através do seu presidente Albiery Oliveira e os coordenadores Juscelino Henriques e Antônio Tardelli e demais estudantes que se fizeram presentes na audiência.

Em seu pronunciamento a professora Werusca Escarião além de também desmentir o técnico criticou a forma como seria feito o monitoramento, no qual seria realizado pela própria empresa, e que tornariam os resultados um pouco duvidosos. A professora também indagou o porquê do projeto não envolver as universidades campinenses as quais vem desenvolvendo pesquisas a bastante tempo na área de resíduos sólidos.

A superintendente da Sudema, Rossana Honorato, explicou que o relatórios e as questões levantadas serão analisadas pelo Conselho de Proteção Ambiental. “Temos cópias de todas as questões, vamos refletir sobre elas, ponderar e em tempo razoável dar o melhor encaminhamento da emissão da licença”, esclareceu Rossana, que acompanhou a audiência ao lado do secretário executivo de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Fábio Medeiros.

24 de março de 2011


A hora do planeta
O que é?
A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

Quando?
Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011.

Onde?
No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Em 2011, a mobilização será ainda maior.

18 de março de 2011

Concursos: Eng. Sanitarista - Chapecó /SC e Eng. Ambiental - INFRAERO


Concurso da prefeitura de Chapecó, Santa Catarina, com vencimentos de R$3.108,35 e Carga Horária Semanal de 40 horas.
As incrições estão abertas.
Veja detalhes aqui...

As inscrições via Internet poderão ser realizadas a partir das 9h do dia 21 de fevereiro de 2011 até as
24h do dia 31 de março de 2011, pelo site da empresa responsável.

Também estão abertas as inscrições para o concurso de INFRAERO com duas vagas para Engenheiros Ambientais, até o dia 08/04.

Confira todas as informações, como também o edital na seção: "Profissional"

16 de março de 2011

ONU considera Brasil um exemplo mundial em desenvolvimento sustentável

Em reunião preparatória para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável nesta semana, em Nova York (EUA), o secretário-geral do evento disse que o Brasil "tem mostrado ao mundo como colocar em prática o desenvolvimento sustentável". Sha Zukang disse, ainda, que a Rio+20 - como está sendo chamado o encontro que ocorrerá no Rio de Janeiro em junho de 2012 - é "a chance de a humanidade se comprometer com a transição para uma economia verde".
O Brasil foi escolhido para sediar a cúpula mundial de desenvolvimento sustentável porque, nos últimos 20 anos, registrou um crescimento econômico histórico, com avanços na erradicação da pobreza e na conservação ambiental. Em 1992, o País sediou uma conferência semelhante, a Rio 92.
Os princiapis objetivos da conferência são:
- Renovar o compromisso político para o desenvolvimento sustentável;
- Identificar os avanços e obstáculos para atingi-lo;
- E enfrentar os desafios emergentes.


Zukang disse, ainda, esperar mais empenho dos países participantes para assegurar o financiamento e a tecnologia necessários para a construção de uma economia verde.
Zukang, que também exerce o cargo de subsecretário-geral para Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, acredita que a conferência dará à comunidade internacional uma oportunidade única para construir um modelo de desenvolvimento econômico global destinado a melhorar a vida das pessoas e garantir a equidade social, reduzindo os riscos ambientais e a escassez ecológica.

Em entrevista coletiva no encerramento do evento preparatório desta semana, na terça-feira (8/3), Sha Zukang informou que trabalhará em estreita colaboração com as autoridades brasileiras para assegurar que a Rio+20, também chamada de Cúpula da Terra, seja um sucesso.

O embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, diretor-geral do Departamento de Meio Ambiente e Assuntos Especiais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, participou da coletiva em Nova York e disse que a conferência será uma oportunidade para a comunidade internacional fazer um balanço dos progressos alcançados nos três pilares do desenvolvimento sustentável - crescimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental -, bem como abordar os desafios emergentes.

A terceira reunião da Comissão Preparatória da Rio+20 será realizada de 28 a 30 de maio de 2012, pouco antes da conferência, prevista para ocorrer de 4 a 6 de junho de 2012.

15 de março de 2011

Licença ambiental cresce 570% no país

A demanda por licenciamentos ambientais cresceu 570% no Brasil na última década.

O aumento do número de pedidos acompanha o crescimento econômico do país. Entre 2005 e 2006, primeiro ano do PAC, ele foi de 22%; entre 2003 e 2004, de 25%.

Os números foram apresentados no TCU (Tribunal de Contas da União) pela diretora de Licenciamento do Ibama, Gisela Damm, como resposta à queixa frequente do governo de que o licenciamento é moroso, especialmente o das obras do PAC.
Segundo Damm, o órgão alterou projetos de forma a diminuir o impacto ambiental de algumas obras -o que deveria ser considerado, diz ela, uma medida de eficácia.


O Ibama também passou, em janeiro, a devolver estudos de impacto malfeitos e publicar as devoluções no Diário Oficial.
A medida é uma forma de constranger publicamente as consultorias que fazem os estudos para os empreendedores. O Ibama acaba levando fama de moroso quando o problema, às vezes, está na qualidade dos estudos.

Os dados são do Ibama, que aponta a necessidade de dobrar o quadro de funcionários do setor --de 300 para 600 pessoas-- para enfrentar a explosão nas obrasEm 2000, o órgão ambiental tinha 251 processos de licenciamento para avaliar. Em 2010, eram 1.675. Desse total, 463 licenças foram concedidas. Neste ano, só no primeiro bimestre, foram 103. O aumento do número de pedidos acompanha o crescimento econômico do país. Entre 2005 e 2006, primeiro ano do PAC, ele foi de 22%; entre 2003 e 2004, de 25%.

O Ibama também passou, em janeiro, a devolver estudos de impacto malfeitos e publicar as devoluções no Diário Oficial.

A medida é uma forma de constranger publicamente as consultorias que fazem os estudos para os empreendedores. O Ibama acaba levando fama de moroso quando o problema, às vezes, está na qualidade dos estudos.

Até agora, já foram devolvidos estudos de impacto ambiental da hidrelétrica Pai Querê, no Rio Grande do Sul, de dois ramais ferroviários (um em São Paulo e outro em Rondonópolis, Mato Grosso) da América Latina Logística e de uma obra de canalização em Araranguá (SC).

12 de março de 2011

Carteira de estudantes: 1ª remessa até o dia 18/03

Atenção galera, o prazo limite para pedido da carteira de estudante na primeira remessa é o dia 18, próxima sexta feira.
A gráfica responsavel por fazer os formulários teve problemas e enviou, inicialmente, uma quantidade insuficiente para o Diretório Cental dos Estudantes distribuir, mas o problemas já está solucionado e o DCE intensificou a distribuição do mesmo. Quem ainda não pegou o seu bata dirigir-se a sede do DCE (localizada ao lado do banco Santander)para pegá-lo.
Digite aqui o resto do post

3 de março de 2011

Divulgação: Comunidade "Verdades sobre engenheiros"


Criamos uma comunidade para tocarmos nossas experiências como (futuros) engenheiros, participem!!

Comunidade "Verdades sobre Engenheiros"- http://bit.ly/hCjUy9 /

UEPB: Expediente durante o Carnaval


A Universidade Estadual da Paraíba divulga o calendário de funcionamentos durante o periodo de carnaval.
Veja aqui...

07/03 (Segunda) - Recesso
08/03 (Terça) - Recesso
09/03 (Quarta) - Funciona no período da tarde, apartir das 13hs
10-11/03 (Quinta e sexta) - Funcionamento normal.

1 de março de 2011

Carnaval: Reflexão e/ou curtição

Todos os anos durante o carnaval, Campina Grande se transforma em um espaço para a ciência, a cultura, a Arte, as Tradições Religiosas e tudo o que diz respeito ao Patrimônio Cultura Imaterial.
São manifestações ecumênicas que farão de Campina um ‘templo’ onde será possível viver dias de paz e reflexão, e o carnaval Folia de Todos, que animará a cidade com as alegrias da festa momesca.
Paralelamente ocorre também o CARNAVAL TRADIÇÃO. O Carnaval Folia de Todos também denominado “carnaval tradição” é um espaço aberto a todas as manifestações populares e movimentos culturais que vão desde os folclóricos como papangus, ala-ursa, bumba-meu-boi, tribos indígenas, bonecos gigantes, orquestras de frevo e escolas de samba, que desfilam as margens do Açude Velho.

Veja os principais eventos que rola no estado...

Esse semana terá o pré carnaval da Universidade Federal de Campina Grande, quinta feira, 02.

Em João Pessoa, desde o último final de semana começaram as festividades do Momo. São dezenas de blocos que tomam conta de capital paraibana no periodo chamado "pré-carnaval". Entre tantos blocos os destaques são para:
- Muriçocas do Miramar (O 2º maior bloco de rua do Brasil)
- Cafuçu - Onde pessoas se vestem no estiloi brega
- Virgens de Tambaú - Homens saem de mulher e vice versa, que desfilaram no último domingo (27).