25 de julho de 2011

IBAMA anuncia desativação de unidades regionais


A direção nacional do Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, anuncia que pretende fechar um número considerável de unidades regionais em todo o país. Só em Rondônia a previsão é que 6 instâncias sejam desativadas.
Apesar do grande número, não há previsão que alguma unidade da Paraíba esteja inclusa nesse "pacote".
O motivo alegado é a carência de servidores nos escritórios, a otimização do trabalho e também o corte orçamentário de 45%.
“Nos últimos anos o Ibama passou por mudanças, perdeu atribuições. Então, a configuração do órgão também precisa ser revista(...) Não justifica mais ter uma estrutura tão grande se a nossa competência é apenas fiscalizar e licenciar”, disse César Luiz da Silva Guimarães em entrevista ao site "O eco".

Segundo ele, no estado, o intuito é reforçar a estrutura administrativa a partir das três unidades principais: Ji-Paraná, Vilhena e Porto Velho. “O número de efetivo permanecerá o mesmo, as ações serão mantidas, mas centralizadas nos grandes centros”, afirmou.
Quando efetivado o fechamento, os servidores serão transferidos para outras unidades. Segundo César Luiz, há cinco possibilidades de remoção: para a sede em Brasília, para outra superintendência estadual, para algum dos demais órgãos públicos federais da área ambiental, ou pelo processo de cedência ao estado ou município de origem.

Funcionários mais antigos, já fixados, se dizem insatisfeitos. Mas, como diz o superintendente, “a vida de servidor é essa mesmo, servimos ao interesse da administração pública”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário