5 de fevereiro de 2011

Dados registram queda de 23,7% no desmatamento da Amozônia

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados dia 1º, registram 134,9 km2 de área desmatada na Amazônia nos meses de novembro e dezembro de 2010.
O Ministério do Meio Ambiente e o Ibama reafirmam que todo o esforço será feito para continuar perseguindo as metas de redução do desmatamento. Equipes do Ibama, antes ocupadas com o trabalho de combate às queimadas, foram reorientadas para o trabalho de fiscalização da floresta.
Os números são do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real na Amazônia (Deter), que monitora o bioma por satélite.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados nesta terça-feira (01/02) registram 134,9 km2 de área desmatada na Amazônia nos meses de novembro e dezembro de 2010.

Comparando todo o ano de 2010 com 2009, os dados do sistema registram uma queda de 23,7% no desmatamento. O desmatamento, entre janeiro e dezembro de 2009, atingiu uma área de 3.102,9 Km2. No mesmo período em 2010 houve uma redução para 2.366 Km2.

Entre novembro e março, período de alta incidência de chuvas na Amazônia, a captação de imagens pelo satélite é dificultada pela cobertura de nuvens, prejudicando a análise dos dados individuais, mês a mês. O sistema é utilizado para orientar as ações de fiscalização e repressão ao desmatamento.

O outro sistema que o Inpe adota é o Prodes, usado para medir a taxa anual do corte da floresta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário