30 de novembro de 2010

Em 2011: ENEEAmb e 26º CBESA

O ano de 2011 será de grandes eventos na nossa área. Ocorrerá o 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Porto Alegre, de 25 a 28 de setembro. O Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental – ENEEAmb 2011, Fortaleza de 17 a 22 de julho.



O 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Porto Alegre, de 25 a 28 de setembro. Trata-se do maior evento nacional da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental -ABES, que reune, em média, cerca de 3.000 participantes a cada edição. as temáticas são amplas e envolve temas técnicos nas áreas ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, incluindo aspectos sociais, jurídicos, educacionais, saúde pública, etc.
O CAESA Salomão Anselmo Silva irá se empenhar para fazermos uma excursão ao congresso.
À medida que novidades em relação à excursão surgirem, iremos informá-los. Fique atento aqui no blog!!


Já o ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL - ENEEAmb 2011 acontecerá entre os 17 e 22 de julho na cidade de Fortaleza.
O  ENEEAmb, é o mais importante evento da comunidade estudantil envolvida com a temática da Engenharia Ambiental, que hoje soma cerca de 100 cursos de graduação espalhados pelo Brasil congregando uma média de 20.000 futuros profissionais.



Entre em contato pelo e-mail: tm.thiagomorais@gmail.com
Caso vocês se interessem entre em contato com algum integrante do CAESA. Dependendo do interesse dos alunos, também poderá haver caravana.

28 de novembro de 2010

ESPECIAL - Vestibular 2011 UEPB

A partir de hoje, 26.720 candidatos passarão pelas provas do Vestibular 2011 da Universidade Estadual da Paraíba.
Os inscritos disputarão 4.906 vagas ofertadas para os 46 cursos de graduação da Instituição.
o primeiro dia de provas do processo seletivo foi considerado tranquilo pelo presidente da Comissão Permanente do Vestibular (COMVEST), professor Ivan Barros. "Tudo transcorreu dentro da normalidade e nenhum problema significativo foi registrado", disse.
O gabarito relativo às provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Produção Textual e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), aplicadas neste domingo, está disponível no portal da COMVEST (www.comvest.uepb.edu.br). Também estão sendo inseridas no endereço eletrônico as provas do primeiro dia do Vestibular.
Nesta segunda-feira (29), segundo dia do Vestibular, será a vez das provas de Química e Física, para as áreas I, II e IV, e História, para a área III. No dia seguinte, serão aplicados os testes de Matemática (área I), Matemática e Biologia (área I), Biologia (área II), Geografia (área III), Geografia/ Matemática (área III) e Matemática/Biologia (área IV). A divulgação da primeira listagem de classificados no Vestibular 2011 da UEPB está prevista para o dia 4 de janeiro do próximo ano.

27 de novembro de 2010

Avaliação dos professores da UEPB

   Começa nesta sexta, 27/12, e vai até o dia 31 de janeiro de 2011 o período de avaliação dos professores, pelos alunos da UEPB.
   A avaliação do docente pelo discente é um dos instrumentos de avaliação institucional, objetivando que a universidade possa melhor conhecer o perfil do seu trabalho docente, com suas potencialidades e fragilidades. Esta avaliação tem caráter formativo. Seus resultados gerais serão amplamente divulgados e debatidos na instituição, enquanto que os resultados personalizados serão disponibilizados apenas ao professor, à chefia do departamento ao qual o docente esteja vinculado (e onde ministre aulas) e à administração superior da universidade.
   Com esse sistema, os estudantes terão a chance de avaliar todos os docentes que ministraram aulas no último período, respondendo um questionário próprio, com categorias avaliativas, e atribuindo pontuações que variam entre ótimo, bom, regular, ruim e péssimo.
   O projeto, que tem como slogan “Avaliando a UEPB: Compromisso, Responsabilidade e Participação de Todos!”, pretende reunir, a cada semestre, toda a comunidade acadêmica, especialmente os professores e estudantes dos sete Campi da Universidade, para dar prosseguimento ao processo contínuo de avaliação, desenvolvido em prol da qualidade educativa da Universidade.
Para fazer sua avaliação é necessário entrar no "Sistema de Consulta de Histórico - UEPB

da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação.
   A avaliação do docente é um assunto sério. Procure responder às questões propostas com a máxima isenção e sinceridade possível, mantendo os propósitos de orientar o professor avaliado a aperfeiçoar seu trabalho, ajudando a UEPB a oferecer um ensino de qualidade.

26 de novembro de 2010

Brasil e União Europeia firmam acordo para reduzir desmatamento no Pará

   O Ministério do Meio Ambiente e a Delegação da União Europeia (UE) no Brasil lançam nesta sexta-feira,26, em Brasília o projeto de cooperação técnica Pacto Municipal para a Redução do Desmatamento.
    Com financiamento da União Europeia, o projeto será executado pelo ministério, com o apoio técnico da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). São parceiras da iniciativa a Secretaria de Meio Ambiente do Pará e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de São Félix do Xingu (PA), onde o projeto será implantado
   A contribuição da UE chegará a 4,9 milhões de euros nos três anos do projeto. Participam da solenidade a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o ministro-conselheiro Encarregado de Negócios da Delegação da União Europeia no Brasil, Juan Victor Monfort; e o representante da FAO no Brasil, Hélder Muteia, entre outras autoridades.

Gases-estufas alcançam niveis recordes

   A concentração dos principais gases causadores do efeito estufa na atmosfera alcançou o nível mais altos desde os tempos pré-industriais, na último dia 24, segundo a OMM (Organização Meteorológica Mundial).
   O aumento nesses gases eleva a radiação na atmosfera, aquecendo a superfície da Terra e provocando mudanças climáticas.
   As concentrações dos gases-estufa continuaram a aumentar em 2009 --o último ano para o qual há observações registradas-- a despeito da recessão econômica, disse a agência meteorológica da ONU em seu mais recente Boletim Gás-Estufa. A forçante radiativa, ou seja, a razão entre a radiação que chega da atmosfera e a radiação que sai para ela, aumentou 1% em 2009 e em 27,5% entre 1990 e 2009, disse a OMM.

   Os índices de aumento do dióxido de carbono e do óxido nitroso foram mais baixos que em 2008, mas o fato exerceu impacto mínimo sobre as concentrações de longa duração. Se as emissões de gases-estufa parassem por completo, ainda assim o dióxido de carbono já presente na atmosfera levaria cerca de cem anos para sair dela.
   O dióxido de carbono é isoladamente o mais importante gás estufa causado pela atividade humana, contribuindo para 63,5 da forçante radiativa total. Sua concentração aumentou 38% desde 1750, principalmente devido às emissões provocadas pela queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e mudanças no uso da terra, disse a OMM.

   As emissões naturais de metano --devidas, por exemplo, ao derretimento da calota de gelo ártica e ao aumento da precipitação pluviométrica em regiões úmidas, elas próprias causadas pelo aquecimento global-- estão ganhando importância, disse a organização. Esse fato pode gerar um "círculo de feedback" no qual o aquecimento global libera na atmosfera grandes quantidades de metano que, então, contribuem para um aquecimento global ainda maior.
   Atividades humanas como a criação de gado, o plantio de arroz, a exploração de combustíveis fósseis e aterros sanitários são responsáveis por 60% das emissões de metano, e fontes naturais respondem pelo restante.

25 de novembro de 2010

Vestibular 2011 da UEPB

Neste domingo começa as provas do vestibular 2011 da Universidade Estadual da Paraíba. As provas serão aplicadas nos dias 28,29 e 30 de novembro.
A UEPB oferece 4.642 vagas em todos os campi.
Veja os cursos mais concorridos:
ODONTOLOGIA/CG - D: 22,77(Universal); 14,67(Inclusão)
DIREITO/CG-D: 19,65(Universal); 11,93(Inclusão)
DIREITO/CG-N: 16,25(Universal); 16,63(Inclusão)
PSICOLOGIA/CG-D: 13,60(Universal); 21,37(Inclusão)

ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL foi o curso mais concorrido do Centro de Ciências e Tecnologia, com 8,63 candidatos por vaga na cota universal, e 6,93 na cota de inclusão. E o 9º mais concorrido entre todos os cursos da UEPB.

22 de novembro de 2010

Curso da UEPB promove seriado na TV

  O curso de Formação de atores para video do Departamento de Comunicação da UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, emplaca um seriado na TV, em rede estadual.
  A TV ITARARÉ apresentará apartir do dia 24 de novembro a série: “Pra você eu digo sim!”.
  André da Costa Pinto,o diretor do seriado, disse que a série marcará a TV campinense, por se tratar de um programa de ficção com atores da primeira turma do Curso de Formação, preparados para televisão e cinema. “Entendemos que estava na hora de trabalhar este nicho de entretenimento em Campina. Já que tínhamos atores capacitados para isso, com qualidade, por que não montar uma série de humor pioneira na cidade?”
  No dia 22 de novembro, às 19h30, o DECOM e a Quebra Panela efetuarão uma coletiva especial de imprensa com os produtores e atores envolvidos na série. O evento acontecerá no bar Willyhaus, no bairro do Alto Branco, localizado na Rainha da Borborema.
NOVA TURMA
 Curso de Formação de Atores da UEPB abriu período de inscrições para nova turma. Os interessados terão até o dia 30 de novembro para comparecer à Secretaria do Departamento de Comunicação Social da UEPB, localizado no bairro São José, em Campina Grande, e apresentar uma foto 3x4 recente, além de uma 10x15 de corpo inteiro e cópias de RG e CPF.

A atividade é gratuita, direcionada aos maiores de 18 anos e ocorre em parceria com a ONG Moinho de Cinema Paraibano. Informações ligue:  (83) 3310-9745.
Assita o vídeo de chamada para o seriado AQUI

VI Encontro Regional de Educação, Ciência e Tecnologia do CCT/UEPB

   A diretoria do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual da Paraíba, juntamente com seus Departamentos promoverá nos dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2010, o VI Encontro Regional de Educação, Ciência e Tecnologia do CCT/UEPB.
   Este Encontro ocorre a cada 02 (dois) anos e já faz parte do calendário de atividades acadêmicas do Centro de Ciências e Tecnologia - CCT. Recebeu cerca de 800 (oitocentos) participantes oriundos das várias cidades do estado da Paraíba. O evento atua em várias frentes: integra o programa de extensão; de divulgação e de melhoria da qualidade dos cursos que compõem o referido centro, possibilita à comunidade acadêmica o enriquecimento intelectual, além de possibilitar o intercâmbio com outras Instituições de Ensino e de fomento á pesquisa. Na ocasião, serão apresentados trabalhos científicos e proferidas palestras, realizados mini-cursos e oficinas, além de atividades artísticas, mantendo o foco no tema em tela.
Inscrições:
  As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de novembro, exclusivamente via internet, através do
SISTEMA DE INSCRIÇÃO ONLINE do evento. O pagamento pode ser feito por boleto bancário ou qualquer cartão de crédito, parcelado em 12x.

17 de novembro de 2010

Eleições do CASAS

As eleições do Centro Acadêmico Salomão Anselmo Silva, foram realizadas no último dia 10 de novembro.
A comissão eleitoral, foi composta pelos alunos: Laíse Alves Candido, Flávia Lima Cordeiro de Moura e Cayo Farias Pereira. E não registraram nenhum tumulto.
Eis os números da votação:
CHAPA INOVAÇÃO E COMPETÊNCIA : 86 votos (87,75%)
Votos nulos: 12  (12,25%)

Assim sendo, a chapa INOVAÇÃO E COMPETÊNCIA foi eleita.

Obrigados a todos que contribuíram para nossa vitória. Faremos de tudo para honrarmos a confiança.